Total de visualizações de página

sábado, 25 de junho de 2011

A AIDS NO MUNDO

             Dia 1º e dezembro é o Dia Mundial da Luta contra a AIDS. A ONU informou que hoje 33,3 milhões de pessoas têm o vírus HIV. 68% são da África do Sul e Saara, 12% no sudeste e leste da Ásia, 4,5% América do Norte, 4% na América Central e América do Sul, 4% Leste Europeu e Ásia Central, 2,5% Europa Central, 2% sudoeste da Ásia, 1% Caribe, 1% Oriente Médio e Norte da África, 1% Oceania.


LOCALIZAÇÃO DE MAIOR CONCENTRAÇÃO 
DE SORO POSITIVOS NO MUNDO



A partir das estatísticas observamos  que a AIDS aumentou muito nesses últimos anos, existe muita gente infectada mas menos pessoas morrem. Principalmente no sul da  África muita gente pega AIDS e morre porque é um pais que não tem muito dinheiro e não tem condições de investir em medicamentos.
Muitas pessoas adquirem o vírus porque continuam comendo carne de macaco e tendo relações sexuais sem preservativo, mesmo sabendo que podem pegar AIDS. No hemisfério sul se encontram o maior número de aidéticos, mas no hemisfério norte a AIDS começa a preocupar pois é grande o número de infectados.
A maioria das pessoas com HIV vivem em países de baixa e média renda. A África tem dois terços de todas as pessoas infectadas (68%) depois vem o leste e sudeste Asiático com 12%.
O Brasil tem 35 mil novos casos por mês, hoje existem 630 mil pessoas infectadas, até 2009 morreram 217.091 pessoas

        AIDS EM CAMPO BOM - RS

Em um encontro com a Secretária de Saúde da Prefeitura de Campo Bom, Irlene Schardong e a enfermeira coordenadora CTA/SAE Ilaine Saleti Pletsch aprendi que não se deve usar o termo aidético, mas se deve usar pessoa vivendo com HIV, ou doente de AIDS (quando a AIDS já esta se manifestando). Ela me informou que mais de cem pessoas estão fazendo tratamento através do SUS (Campo Bom), e mais outras cem possuem o vírus mas não precisam por enquanto do tratamento (por que o vírus ainda está incubado).
O número de pessoas com AIDS é incerto pois muitas fazem exames e tratamento em clínicas particulares com medo da discriminação.
A Prefeitura de Campo de Campo Bom, fornece a 11 anos exames para detectar se tem o vírus, o tratamento e os remédios (coquetel). No Rio Grande do Sul o número de portadores do vírus é grande em relação ao resto do Brasil, por este motivo a Secretaria de Saúde de Campo Bom, faz a quinzena de prevenção a AIDS todos os anos do dia 1º a 15 de dezembro, onde expõe o “Caminho das surpresas”, que em seis etapas mostra assuntos relacionados ao HIV AIDS. Dia 17 de julho ele será exposto novamente na Semana do Homem no Largo dos Irmãos Wetter. 
Coordenadora STA/SAE Irlene Schardong, Luiz Eduardo 
e a Secretária da Saúde da Prefeitura de Campo Bom RS Ilaine Saleti Plets
Azt coquetel utilizado no tratamento contra a AIDS e fornecido gratuitamente a população

Nenhum comentário:

Postar um comentário