Total de visualizações de página

sábado, 25 de junho de 2011

ESTAMOS TODOS NESTA LUTA CONTRA A DISCRIMINAÇÃO

Eu não tenho vírus da AIDS, eles também não,
 mesmo assim aderiram e apoiaram essa campanha 
contra a discriminação
enviando uma foto para postar no blog. 
Tem gente do Rio de Janeiro, 
São Paulo, Rio Grande do Sul, Maranhão, Piauí...
Ainda tem lugar para postar a sua também!
Envie para luizeduardofic@gmail.com

 

Clique na foto para ampliar.


                                                               

Nichtdiskriminierung AIDS,non-discrimination AIDS,la no discriminación AIDS, Não a discriminação da AIDS


Pesquisando sobre a AIDS entendi que é um vírus  que baixa a imunidade da pessoa e que se não tratar pode morrer. A AIDS começou a muito tempo através da ingestão da carne de macaco, e até hoje os africanos ainda estão comendo desta carne. A AIDS não se pega só ingerindo carne de macacos mas também  nas relações sexuais sem camisinha e também pode ser adquirida através de contato direto com o sangue, transfusão de sangue, em aparelhos não esterilizados em dentistas, manicure, através do uso de seringas utilizadas por mais de uma pessoa, na gestação quando a mãe possui o vírus HIV e na amamentação. Por isso se deve utilizar sempre preservativos nas relações sexuais, e ter muito cuidado em todos objetos que possam estar contaminados pelo sangue  ou secreção ou leite materno de um doente com AIDS .  Os sintomas podem demorar até 10 anos para aparecer, por isso em caso de dúvida é importante fazer o teste do HIV que é fornecido gratuitamente pelo Governo Federal.

 Muitos já morreram de AIDS, mas hoje mesmo sendo 33,3 milhões de pessoas com o vírus HIV, a grande maioria são dos países de baixa renda como a África e leste da Ásia. O número de pessoas infectadas aumentou mas eles estão tendo mais tempo de vida devido aos novos tratamentos. Os países pobres não conseguem pagar por estes tratamentos para todas a s pessoas, isso fez com que muitas pessoas  se solidarizaram fazendo campanhas para arrecadar dinheiro para estes países.
No cinema, na televisão em anúncios muito foi feito para ajudar a não discriminação dos aidéticos, que é uma doença que pode passar para qualquer pessoa, hoje muitos heterossexuais são soro positivo, inclusive está aumentando muito o número de  crianças e mulheres infectadas
O filme Filadélfia foi feito antes de eu nascer, 
mas mesmo assim a discriminação continua, 
veja mais no blog escutando a música tema do filme:
 Ruas de Filadélfia de  Bruce Springsteen


Eu sou atleta, gosto de esporte e vejo que no mundo esporte tem muitos atletas com o vírus HIV, mesmo assim eles admitem e continuam no esporte,  é preciso muita coragem por que até hoje ainda existe muita discriminação, eu entendi que não se deve discriminar por que a AIDS não passa através do contato no esporte, através de  um abraço um beijo ou um aperto de mão, eles já sofrem muito tendo que fazer um tratamento difícil, perdendo as vezes até os amigos e companheiros só por serem portadores do vírus HIV.


Eu senti que poderia divulgar sobre a AIDS, pra ajudar meus amigos e mais pessoas para que se cuidem para não pegar a AIDS, é preciso levar esta doença a sério, a cada dia está aumentando o número de pessoas com AIDS e ainda existe discriminação. Criei este blog onde estou colocando minha pesquisa, e convidando a todos para participarem com uma foto usando a fita vermelha, que é o símbolo da luta contra a discriminação,, uma forma de solidariedade aos doentes com AIDS.

A LUTA CONTRA AIDS CONTINUA


Nas campanhas publicitárias sobre a AIDS são utilizados várias formas que envolvem símbolos de matemática, geografia, esporte, religião, filosofia e artes.
       No mundo todo estão tentando conscientizar as pessoas e mostrar que não existem motivos para discriminar um portador do vírus HIV, mas todos precisam estar  informados. A AIDS é uma doença séria que pode ser mortal e precisa de tratamento, por isso a publicidade é um meio de informação para que todos se previnam. Os índices de pessoas infectadas está aumentando no mundo todo. Em Campo Bom encontrei vários cartazes sobre a AIDS, e consegui panfletos com informações para distribuir na Feira de Ciências.

 Publicidade utilizando imagens como a morte (filosofia)
 Publicidade utilizando imagens com símbolos matemáticos
Campanhas que falam uma linguagem internacional sem usar palavras.


Publicidade no mundo do esporte

Publicidade utilizando imagens mapas para definir onde a doença mais atinge.





A INTERNET COMO UMA FONTE DE INFORMAÇÃO 
E LUTA CONTRA A DISCRIMINAÇÃO


A maior parte do meu trabalho fiz pesquisando na internet, descobri que é um grande meio de informação e divulgação sobre a AIDS. um ótimo meio de informar as pessoas dessa doença e ajudar a combater a discriminação.
Criei meu blogger para divulgar sobre a AIDS, e ajudar meus amigos e outras pessoas para que se cuidem e assim não pegar AIDS, é preciso  levar a sério, cada dia está aumentando o número de pessoas infectadas, e a discriminação continua.

A AIDS NO MUNDO DO ESPORTE

No mundo dos esportes, tem atletas que assumiram ter AIDS, o grande jogador Magic Jonhson que jogava na NBA que é a Liga norte-americana de basquete anunciou publicamente ter AIDS.  

                        O jogador Magic Jonhson que jogava na NBA que é a Liga Norte-americana 
de basquete anunciou publicamente ter AIDS

Outros atletas como o saltador ornamental, Greg Louganis que competiu nos Jogos Olímpicos em 1976 e 1988, seis anos depois assumiu ter AIDS, muitos atletas que competiram com ele ficaram com medo de ter pego o vírus HIV, e fizeram exames.

 O patinador inglês John Curry 
e  o piloto de Fórmula I, Mike Beuttler do Egito 
 também assumiram ser soro positivos.


SOLIDARIEDADE - O MUNDO SE UNE NA LUTA CONTRA A AIDS


                      A LUTA CONTRA A DISCRIMINAÇAO NO CRISTIANISMO 

         Nas religiões cristãs, encontramos na Bíblia as seguintes citações:


"Em tudo, faça aos outros oque você quer que eles lhe façam" (BÍBLIA CATÓLICA,  Mateus 7:12)
“Não julguem os outros para que vocês não sejam julgados.” (BÍBLIA CATÓLICA,  Mateus 7.1)
“Tudo aquilo que fizeres ao menor dos meus é a mim que o fazes”( " (BÍBLIA CATÓLICA,  Mateus 25,40)
Discriminando um portador do vírus HIV estou discriminando Jesus. Ele  nos ensina a amar a todos como Ele nos amou, isso significa que devemos ter compaixão  e amor aos outros e ter gestos de solidariedade com os HIV positivos.


  CAMPANHA EM SOLIDARIEDADE 
A LUTA CONTRA A DISCRIMINAÇAO

Muitos famosos se reuniram na campanha: “Nós temos AIDS” para arrecadar dinheiro para o tratamento da AIDS na África. Se um de nós tem AIDS, todos nós temos, essa é a mensagem da campanha. A foto foi feita como um gesto de solidariedade na luta contra a AIDS.
 A foto foi feita por Mark Selinger, participaram desta campanha o presidente Nelson Mandela (o filho dele morreu de AIDS), Desmond Tutu, Sir Elton John, Alicia Keys, Will Smith, Sharon Stone, Elizabeth Taylor, Tom Hanks e outros  famosos.
Eles também colocaram as marcas das suas mãos no cimento e tudo foi exposto em New York em dezembro de 2005. Esta campanha foi feita para arrecadar dinheiro para o tratamento da AIDS na África.
Cartaz com a fotografia da Campanha “Nós temos AIDS” 

O símbolo da luta contra AIDS, é uma fitinha vermelha.

Nos EUA, eles tinham o costume de colocar uma fitinha amarela para dar as boas-vindas aos soldados que voltavam da guerra, assim trocaram a cor de amarelo para vermelho e dobraram a fitinha para formar a letra A.


Em 1991 o ator Jeremy Irons chegou para receber o prêmio “Tony Awards” com a fitinha vermelha,  virou sucesso no mundo inteiro como símbolo de solidariedade as pessoas que tem AIDS

FILMES, MÚSICAS, MUITO JÁ FOI FEITO PARA DIMINUIR A DISCRIMINAÇÃO


As pessoas com AIDS foram muito discriminadas porque tinham  muito medo de pegar o vírus e morrer.  Começaram muitas campanhas para a prevenção da AIDS estimulando o uso de preservativos e a não utilização de seringa com mais de uma pessoa. Aumentaram os cuidados com a esterilização  nos consultório dentários, centros estéticos etc...

No combate a discriminação foram feitos filmes como: Filadélfia, KIDS, Meu Querido Companheiro, A Cura, estes filmes mostram que não há necessidade de discriminar um doente com AIDS, pois não se pega AIDS só por causa de um beijo ou um abraço, não é uma doença só de gay, o número de soro positivo de heterossexual aumentou muito.
 Meu Querido Companheiro
 A Cura 
Kids
Filadélfia
                  O filme Filadélfia que foi feito nos anos 80, mostra que  os pacientes com  AIDS eram muito discriminadas, a maioria das pessoas  achava que era uma doença só de gays,  chegaram ao ponto de demitir um excelente advogado porque tinha AIDS e por ser gay. O filme mostra a luta dele para mostrar que foi demitido por ter AIDS e ser gay, uma discriminação ilegal nos EUA. 

A LUTA CONTRA A DISCRIMINAÇAO ATRAVÉS DA MÚSICA


      
A música Ruas de Filadélfia, música tema do filme Filadélfia, fala como um doente  com AIDS se sente na sociedade, sozinho, discriminado, querendo se livrar de tudo, a saudades dos amigos que já morreram de AIDS, e o sentimento  que será o próximo a morrer, sem amigos e sem ninguém.
Eu senti tristeza ao escutar esta música, e entendi que não devo discriminar um doente com AIDS, pois eles sofrem muito com esta doença, e vão sofrer ainda mais se forem discriminados por nós.


Letra da música



Ruas de Filadélfia 

Eu estava  ferido e esgotado e eu não entendia
O que eu sentia 
Eu estava irreconhecível para mim mesmo 
Eu vi meu reflexo em uma janela Eu não reconheci
Meu próprio rosto 
Irmão, você vai me deixar 
morrer
Nas ruas da Filadélfia 

Eu caminhei pelas ruas até minhas pernas adormecerem 
Eu ouvi as vozes de amigos desaparecidos e mortos 
À noite eu podia ouvir o sangue em minhas veias 
Negro e sussurrante como a chuva 
Nas ruas da Filadélfia 

Nenhum anjo vai me receber?
Somos só  eu e você, meu amigo 
Minhas roupas não me servem mais 
Caminhei até não conseguir mais 
Só para fugir deste corpo. 

A noite veio eu estou acordado 
Eu posso me ver desaparecendo 
Então me receba irmão, com seu beijo 
Ou deixaremos um ao outro sozinhos desta maneira
Nas ruas da Filadélfia



Streets Of Philadelphia Lyrics


Bruce Springsteen


I was bruised and battered and I couldnt tell 
What I felt 
I was unrecognizable to myself 
I saw my reflection in a window I didn't know 
My own face 
Oh brother are you gonna leave me 
Wastin´away 
On the streets of philadelphia 

I walked the avenue till my legs felt like stone 
I heard the voices of friends vanished and gone 
At night I could hear the blood in my veins 
Black and whispering as the rain 
On the streets of philadelphia 

Aint no angel gonna greet me 
Its just you and I my friend 
My clothes don't fit me no more 
I walked a thousand miles 
Just to slip the skin 

The night has fallen, Im lyinawake 
I can feel myself fading away 
So receive me brother with your faithless kiss 
Or will we leave each other alone like this 
On the streets of philadelphia





SURGIMENTO DA AIDS ATÉ OS DIAS DE HOJE

A  AIDS surgiu na África  em meados de 1930, através da ingestão de carne de macaco verde contaminado pelo vírus HIV, em 1981 foi oficialmente descoberto o vírus HIV e iniciada a criação de um coquetel de tratamento para a AIDS. Nas décadas de 80 e 90 os soros positivos ”aidéticos” eram muito discriminados, a AIDS era considerada a peste gay.  Em 1990 foram feitas muitas pesquisas e finalmente conseguiram um  coquetel (comprimidos) que possibilita conviver com a  doença, vivendo assim por mais tempo.
Abaixo vemos a cronologia do surgimento do HIV, fatos importantes que aconteceram nestes últimos anos

1930 O primeiro humano é infectado pelo vírus HIV através de carne de macaco.

1959 Primeiro homem morre de AIDS, mas somente depois de muitos anos foi identificado o vírus HIV através de um exame de sangue.

1981 Morrem 121 jovens gays nos EUA de pneumonia e sarcoma de Kaposi. Acharam que era uma nova epidemia.

1982 O Centro de Controle de doenças dos EUA  vê esta nova doença como uma infecção e chama de AIDS, atacando principalmente gays, hemofílicos, haitianos e usuários de drogas.

1983  Identificaram o vírus como HIV, aparece os primeiros casos no Brasil.

1984  Um garoto hemofílico foi expulso da escola nos EUA por ter AIDS.

1985  Descobriram o modo de fazer exame para ver se tem o vírus HIV.

1986  Criam o primeiro remédio para a AIDS o AZT.

1988  A OMS (Organização Mundial da Saúde) anuncia o dia 1º de dezembro como o dia mundial da luta contra a AIDS.
.
1991  A OMS anuncia que 10 milhões de pessoas estão com o vírus HIV, no Brasil são 11 805 pessoas infectadas.
O grupo Visual AIDS (EUA) criam a  fita vermelha dobrada, ela se torna o símbolo da luta contra a AIDS.

1996 O coquetel de drogas anti-retrovirais ajuda aos aidéticos a ter uma vida mais prolongada. O Brasil começa a dar tratamento gratuito para os aidéticos.

2009  Em todo mundo já são 33,3 milhões de pessoas infectadas, mas o número de mortos diminuiu graças ao tratamento utilizado que prolonga a vida do aidético.




A AIDS NO MUNDO

             Dia 1º e dezembro é o Dia Mundial da Luta contra a AIDS. A ONU informou que hoje 33,3 milhões de pessoas têm o vírus HIV. 68% são da África do Sul e Saara, 12% no sudeste e leste da Ásia, 4,5% América do Norte, 4% na América Central e América do Sul, 4% Leste Europeu e Ásia Central, 2,5% Europa Central, 2% sudoeste da Ásia, 1% Caribe, 1% Oriente Médio e Norte da África, 1% Oceania.


LOCALIZAÇÃO DE MAIOR CONCENTRAÇÃO 
DE SORO POSITIVOS NO MUNDO



A partir das estatísticas observamos  que a AIDS aumentou muito nesses últimos anos, existe muita gente infectada mas menos pessoas morrem. Principalmente no sul da  África muita gente pega AIDS e morre porque é um pais que não tem muito dinheiro e não tem condições de investir em medicamentos.
Muitas pessoas adquirem o vírus porque continuam comendo carne de macaco e tendo relações sexuais sem preservativo, mesmo sabendo que podem pegar AIDS. No hemisfério sul se encontram o maior número de aidéticos, mas no hemisfério norte a AIDS começa a preocupar pois é grande o número de infectados.
A maioria das pessoas com HIV vivem em países de baixa e média renda. A África tem dois terços de todas as pessoas infectadas (68%) depois vem o leste e sudeste Asiático com 12%.
O Brasil tem 35 mil novos casos por mês, hoje existem 630 mil pessoas infectadas, até 2009 morreram 217.091 pessoas

        AIDS EM CAMPO BOM - RS

Em um encontro com a Secretária de Saúde da Prefeitura de Campo Bom, Irlene Schardong e a enfermeira coordenadora CTA/SAE Ilaine Saleti Pletsch aprendi que não se deve usar o termo aidético, mas se deve usar pessoa vivendo com HIV, ou doente de AIDS (quando a AIDS já esta se manifestando). Ela me informou que mais de cem pessoas estão fazendo tratamento através do SUS (Campo Bom), e mais outras cem possuem o vírus mas não precisam por enquanto do tratamento (por que o vírus ainda está incubado).
O número de pessoas com AIDS é incerto pois muitas fazem exames e tratamento em clínicas particulares com medo da discriminação.
A Prefeitura de Campo de Campo Bom, fornece a 11 anos exames para detectar se tem o vírus, o tratamento e os remédios (coquetel). No Rio Grande do Sul o número de portadores do vírus é grande em relação ao resto do Brasil, por este motivo a Secretaria de Saúde de Campo Bom, faz a quinzena de prevenção a AIDS todos os anos do dia 1º a 15 de dezembro, onde expõe o “Caminho das surpresas”, que em seis etapas mostra assuntos relacionados ao HIV AIDS. Dia 17 de julho ele será exposto novamente na Semana do Homem no Largo dos Irmãos Wetter. 
Coordenadora STA/SAE Irlene Schardong, Luiz Eduardo 
e a Secretária da Saúde da Prefeitura de Campo Bom RS Ilaine Saleti Plets
Azt coquetel utilizado no tratamento contra a AIDS e fornecido gratuitamente a população